Correio Popular Notícia



Dia de Campo em Ariquemes espera receber dois mil pecuaristas

Data da notícia: 03/08/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120804-141.jpg[/IMG] (Da Redação) Manejo de pastagens, melhoramento genético e crédito rural. Esses serão os temas em discussão durante o dia de campo da Agropecuária Nova Vida, que ocorre a partir de hoje 4 e se encerra amanhã (5), na cidade de Ariquemes, em parceria com a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). Os participantes ainda terão acesso a 250 touros avaliados das raças Nelore e Senepol, que serão ofertados em um shopping de reprodutores.
Os debates ocorrem somente no primeiro dia. "Esse encontro é realizado ininterruptamente desde 1997 e se tornou um marco na história da pecuária rondoniense por apresentar tecnologias e conceitos de produção que contribuíram para o desenvolvimento da pecuária estadual", explica João Arantes Neto, um dos proprietários da fazenda.
A programação terá início logo após o café da manhã, com uma palestra de Leonardo de Oliveira Fernandes, pesquisador da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e professor da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba). Na ocasião, ele apresentará técnicas de manejo de pastagem e suplementação, que podem otimizar o aproveitamento produtivo do gado dentro da fazenda. "Muitas dúvidas sobre manejo de pastagem ainda cercam os produtores, o que pode interferir no desempenho da atividade. Em Rondônia, onde há maior predominância de gramíneas do gênero braquiária, o pasto pode ser explorado de forma mais intensa para que haja forrageira de qualidade ao longo do ano", argumenta.
Outra ferramenta a ser explorada nesse sentido é o melhoramento genético, tema que será abordado, logo em seguida, pelo gerente de fomento do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), Lauro Fraga Almeida. "Rondônia é um dos estados em que a pecuária de corte mais cresceu nos últimos 10 anos e, consequentemente, há uma grande demanda por touros avaliados. É muito importante que o trabalho de seleção ou produção esteja pautado em programas de melhoramento que valorizem os índices econômicos e de produtividade", argumenta o técnico.
O PMGZ é destinado aos pecuaristas que trabalham com a seleção de zebuínos puros, como a Nova Vida no Nelore, que lidera o mercado de touros no estado desde 1997. No entanto, essa ferramenta é fundamental aos produtores de carne bovina, que necessitam de animais com fertilidade, habilidade maternal, ganho de peso e precocidade comprovada para produzir bezerros precoces e com melhor rendimento de carcaça.
Finalizando as discussões, o analista técnico rural, membro da diretoria de agronegócios do Banco do Brasil, falará sobre crédito rural, disponibilizado pelo Governo Federal, cuja participação dos pecuaristas ainda é muito pequena. Ao final, logo após o almoço, a Nova Vida vai apresentar os animais apartados para o shopping de reprodutores. No dia 5 de agosto, as porteiras estarão abertas para quem quiser conhecer as atividades da fazenda e até vistoriar os animais que serão ofertados em dois leilões virtuais que ocorrem em 12 de agosto e 1 de setembro, a partir das 12 horas, pelo Canal Terraviva. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1501 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.